Questão
2012
FIDESA
Serviço Social da Indústria do Pará
Professor História (SESI PA)
musica-E-proibido50ccf8dadc
A música É proibido proibir, de Caetano Veloso, acompanhada pelos Mutantes, foi recebida pela plateia com vaias, uivos, tomates e ovos durante sua apresentação no 3º Festival Internacional da Canção (FIC) em São Paulo, em 12 de setembro de 1968. Sobre essa música e esse episódio, é correto afirmar que:
A
fazia parte do movimento de músicas de protesto contra o regime militar, inspiradas na ideologia marxista, o que desagradou o público, composto na sua maioria de estudantes universitários pertencentes às camadas sociais mais abastadas da sociedade paulista.
B
embora pertencesse a uma nova fase cultural da música brasileira, inspirada no rock norte-americano, mas com temáticas brasileiras, foi repudiada por uma grande parte do público presente nesses festivais, na sua maioria estudantes universitários que viam esse gênero musical e a utilização de guitarras como uma nociva invasão cultural norte-americana.
C
fazia parte do movimento Tropicalista, surgido na década de 1960, em pleno regime militar. Esse movimento, inspirado no Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, renovava a cultura brasileira, mas não agradou nessa apresentação ao público, que estava interessado em ouvir músicas politicamente engajadas que denunciassem a ditadura militar e a situação social em que o país vivia.
D
compunha, juntamente com outros gêneros musicais, como a bossa nova e o rock nacional, um novo momento cultural: o Tropicalismo, que objetivava denunciar as proibições estabelecidas pelo regime militar, não refletindo a opinião da maioria do público presente no festival, que achava que algumas proibições, como a do uso da maconha e do anticoncepcional eram saudáveis à sociedade brasileira.