Questão
2019
VUNESP
Departamento de Água e Esgoto de Marília (SP)
Técnico em Segurança do Trabalho (DAEM SP)
movimentos-coes45e85b7e67
Os movimentos e ações mecânicas das máquinas provocam riscos para os trabalhadores envolvidos em suas operações, sendo necessária, para o controle de tais riscos, a implantação de medidas de proteção coletiva, que impeçam o contato dos trabalhadores com as partes móveis das máquinas. Dessa maneira,
A
a instalação de uma cunha separadora, a 5 cm da parte posterior do disco de corte na mesa da serra circular, atua prevenindo o aprisionamento do disco pela madeira que está sendo cortada, inibindo o retro cesso da madeira, que pode lesionar o operador. 
B
a instalação de uma proteção ou barreira fixa junto ao ponto de operação ou de transmissão de força da máquina tem a vantagem de permitir ajustes, limpeza e manutenção das máquinas sem sua remoção, prescindindo, portanto, de outras medidas preventivas para a manutenção da máquina. 
C
o uso de proteção autoajustável possui várias vantagens se instalada, proporcionando proteção completa durante o ciclo da máquina, sendo praticamente livre de ajustes e manutenção; não sendo passível de anulação pelo operador e não apresentando interferência na visibilidade da operação pelo operador da máquina. 
D
a aplicação da proteção ou barreira interligada bloqueia ou desliga a energia e previne a partida da máquina quando a proteção está aberta e pode assegurar a parada da máquina antes que o trabalhador acesse a zona de risco.
E
o controle bimanual substitui a barreira fixa com vantagens, pois no momento da ação mecânica ambas as mãos estão ocupadas e apresenta a restrição de não ser adequada para as máquinas de ciclo parcial com freio.