Em movimentos angulares ou posturais do corpo, o osso ou segmento é a alavanca, o eixo usualmente está na articulação, a contração muscular é a força que move ou mantém e a resistência é o peso da parte, dos segmentos do corpo ou das resistências aplicadas. Diferentes posições dessas forças sobre o braço de alavanca proporcionam diferentes vantagens para o movimento e trabalho. Em Biomecânica, os princípios de alavanca são usados para visualizar o sistema mais complexo de força que produzem movimento rotatório no corpo.
Analise as afirmativas a seguir relativas aos tipos de alavancas.
I. Na alavanca interfixa, o apoio situa-se entre a força e a resistência. Um exemplo típico é o tríceps. Esse tipo de alavanca é o mais adequado para transmitir velocidade e pouca força.
II. Na alavanca interpotente, a resistência situa-se entre o ponto de apoio e a força. É o caso dos músculos da face posterior da perna, que se ligam ao calcanhar e permitem suspender o corpo na ponta dos pés. Esse tipo de alavanca sacrifica a velocidade para ganhar força.
III. Na alavanca inter-resistente, a força é aplicada entre o ponto de apoio e a resistência. É o caso do bíceps. Esse tipo de alavanca é um dos mais comuns no corpo. Os músculos se inserem próximos à articulação e facilitam a realização de movimentos rápidos e amplos, embora com sacrifício da força.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):