Questão
2022
AVANÇASP
Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba (SP)
Professor de Educação Básica II - Artes (Pref Morungaba/SP)
momento-que-Tropicalia913f428afe
No momento em que a Tropicália surgiu, o cenário musical do país tinha como principais expressões as canções politizadas e de protesto dos artistas da chamada Música Popular Brasileira (MPB) e o pop da Jovem Guarda, liderada por Roberto Carlos e seu iê-iê-iê, que mimetizava Beatles e Rolling Stones. Era o auge da ditadura militar. A radicalização política no país também se expressava na música: de um lado os admiradores das canções de protesto, do outro, os fãs do iê-iê-iê.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-10/tropicalia-50-anos-historia-domovimento-que-marcou-cultura-nacional

Sobre o movimento artístico brasileiro conhecido como Tropicália, é correto afirmar que
A
tem como principal característica as canções de protesto, em consonância com os artistas da chamada MPB.
B
fazia oposição à música da denominada Jovem Guarda, liderada por Roberto Carlos e seu iê-iê-iê, que imitava bandas estrangeiras, o que os tropicalistas interpretavam como apoio ao imperialismo norte-americano.
C
representou uma renovação no cenário musical do país, uma vanguarda que rompeu com a separação radical entre a música erudita e a popular e misturou ritmos de diversas culturas e realidades.
D
foi um movimento que mexeu fortemente com as estruturas no campo musical, mas não estendeu seu legado a outras linguagens artísticas, como as artes visuais.
E
preconizava que apenas os ritmos e temas populares “tropicais”, notadamente os afro-latinos, fossem a base das composições musicais e poéticas dos artistas, como modo de resistência ao imperialismo americano.