Questão
2024
Instituto ACCESS
Instituto Nacional de Tecnologia
Tecnologista Pleno 1 - I - Perfil: Biocorrosão e Biodegradação (INT)
metodo-para-medir10974df0cf3
Um método para se medir o crescimento bacteriano é a contagem-padrão em placas contendo meio nutritivo solidificado em ágar. Devido à dificuldade de se contar mais do que 300 colônias em uma placa com meio em ágar, se faz necessário diluir a cultura bacteriana original antes de sua transferência, em volume conhecido de cultura, para a placa contendo o meio sólido. A transferência pode ser feita tanto através do método da placa derramada (pour plate) ou como pelo método de espalhamento em placa (spread plate), como mostra a figura abaixo.



Considerando o que mostra a figura e sobre o uso desses métodos na contagem bacteriana, assinale a afirmativa incorreta.
A
No método pour plate, as colônias se desenvolvem tanto dentro do meio quanto na sua superfície. As células suspensas no ágar fundido durante a preparação poderão ser danificadas pelo calor e, assim, não formarão colônias. Aquelas que crescem dentro do ágar formarão colônias menores do que aquelas que crescem na superfície. Esse método é particularmente útil para o crescimento de microaerófilos que são intolerantes à exposição do ar na superfície do meio.
B
A precisão do método da diluição em série e do método de contagem em placa depende da dispersão homogênea dos organismos em cada diluição. Os erros podem ser minimizados agitando-se cada cultura antes de se tirar a amostra e fazendo-se diversas placas para cada diluição.
C
Um fator de diluição de 103 seria expresso por 1:1.000 ou 1/1.000 e um fator de diluição de 104 seria expresso por 1:10.000 ou 1/10.000. O cálculo de uma contagem média de colônias de 92 bactérias que foram produzidas a partir do plaqueamento de uma diluição de 1/100.000 (fator de diluição de 105) seria o seguinte: 92 x 100.000 = 9.200.000 ou 9,2x 106 UFC/mL.
D
A precisão do método de contagem em placa é afetada pela morte das células. Por isso, o número de colônias contadas representa o número de organismos vivos, a contagem não inclui aqueles que possam ter morrido durante o plaqueamento; também não inclui os organismos que não podem crescer no meio escolhido. Por isso, o uso de culturas jovens na fase de latência (lag) de crescimento diminui este tipo de erro.
E
No método spread plate, todas as células permanecem na superfície do meio sólido. A amostra diluída é colocada no centro da placa com o ágar esfriado. É espalhada de forma homogênea pela superfície com o uso da alça de Drigalsky estéril e, após a incubação, as colônias se desenvolvem na superfície do ágar.