Os meninos do chafariz
Nessas horas, também e quase sem querer, pensava nos meninos do chafariz. Ficava vendo cada um deles, borboletas saltitantes pelas ruas movimentadas do centro da cidade, velozes, sorridentes sombras ziguezagueando entre os carros, estátuas cheias de curiosidade, perfiadas diante de todas as grandes vitrines que os impediam de entrar nas lojas. Crianças como ele. Pensava e chegava a ouvir o cascatear murmurante da água do chafariz, um barulhinho gostoso, acariciante. Tornava-se possível até mesmo vê-los correndo em sua direção, pés sujos, mas rápidos, bem rápidos, as roupas transformadas em asas, seus corpos saltitantes recortando-se contra a luminosidade dourada de um dia quente de verão, e fialmente… tchbum, tchbum!
Caindo barulhentamente dentro d’água…
Que felicidade!…
Quando o silêncio do quarto o incomodava muito e ele resolvia lembrar-se dos meninos, conseguia vê-los saindo não se sabe de onde e ganhando vida na escuridão dos cantos mais silenciosos, por trás das pilastras de brinquedos intocados.
Bum! Tchbum! Splaaaaasshhh!
Ah, que vontade de sentir aquela água molhando seu rosto…
Numa noite, sonhou mesmo que corria entre os meninos. Sonhou e gostou.
— PU-LA! PU-LA! PU-LA!
Eram os meninos que já viviam quase o tempo inteiro dentro do chafariz, gritavam e agitavam os braços e as mãos, chamando-o para juntar-se a eles na confusão das águas.
Jogou-se…
Tchbum! Plaash!
Tchaack, Ssschaack!
Júlio Emílio Braz
1. É preciso evitar que hajam mais transtornos
para os frequentadores da praça do chafariz.
2. Sempre existiram, naquela praça, muitos
meninos brincando no chafariz.
3. Houve menos acidentes de trânsito neste
feriado.
4. Aluga-se casas de alvenaria bem próximo à
praça do chafariz.
5. Precisa-se de mais servidores nesta Prefeitura.
Assinale a alternativa que indica todas as frases
corretas.