A mandíbula é o único osso móvel da face, e isso se deve à presença de duas articulações. A articulação temporo-mandibular (ATM), em algumas situações clínicas, precisa ser reconstruída cirurgicamente.
Quanto à reconstrução da a articulação temporo-mandibular, julgue os itens abaixo como V, para os verdadeiros, e F, para os falsos:
( ) Na reconstrução da ATM com enxertos autógenos, utiliza-se mais comumente o enxerto costocondral (ECC), ou seja, removido da crista ilíaca.
( ) No caso de enxerto costocondral (ECC), há risco de perfuração pleural, com desenvolvimento de pneumotórax ou hemotórax.
( ) Em casos de reconstrução da ATM com deslizamento de ósseo do ramo mandibular, a parte posterior do ramo da mandíbula é osteotomizada da chanfradura sigmoide até o ângulo, e este fragmento ósseo é elevado até a região da fossa temporal, substituindo o côndilo mandibular.
( ) As próteses totais de ATM são contraindicadas para pacientes em fase de crescimento, pacientes com quadros infecciosos no local receptor da prótese e pacientes com suporte ósseo insuficiente para a fixação dos componentes da prótese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.