Questão
2019
CPCON UEPB
Prefeitura Municipal de Picuí (PB)
Professor – Ensino Religioso (Pref Picuí/PB)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
livro-Mito-tragedia943fbe9401
No livro Mito e tragédia na Grécia Antiga (2005) [1981] de Jean-Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet, a análise estrutural é atribuída como referente no volume I. Contudo, os próprios autores observam que a finalidade de sua pesquisa segue outro caminho. Neste aspecto, incorrem numa abordagem diversa dos mitólogos que segundo os autores demarcam a totalidade dos mitos, tendo o mesmo valor heurístico. Para os mesmos a escolha ou privilégio de um mito em si como tema de análise estaria na seara da comodidade ao pesquisador. A especificidade da análise da tragédia está centrada no(a):
A
Escolha específica de Édipo Rei na representação realizada na Grécia em 420 a.C, na busca do sentido e intenção do drama, centrado na análise psicológica e sociológica.
B
Diálogo interdisciplinar entre várias áreas com destaque para a sociologia da literatura e antropologia da história e psicologia, para compreensão da tragédia grega como fenômeno social, estético e histórico.
C
Análise filológica e histórica das tragédias que surgem na Grécia.
D
Publicação em 1900 da análise da lenda grega de Édipo sob a perspectiva de Freud.
E
Ambiguidade da dramaturgia do período Helenístico que encontra na tragédia o retorno ao mito cuja importância na explicação dos eventos ocorridos nas práticas políticas da cidade.