No livro Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o Ensino Médio, Sílvio Gallo (2012) considera a possibilidade do ensino de filosofia e suas dificuldades e sugere caminhos para sua superação. Referindo-se a Fernando Savater (2001), sugere que o ensino de Filosofia deva ser um processo de ensino do filosofar por meio dos grandes temas que têm provocado indagações ao longo da história e em nossos dias e que, ao mesmo tempo em que convida os alunos a pensar reflexiva e criticamente nesses problemas, os leve a tomar contato com diversos filósofos que, nas mais diversas épocas, incomodaram-se com esses mesmos problemas e procuraram formas de equacioná-los. Essa é uma maneira de ajudar os alunos no aprendizado de conteúdos de filosofia e do filosofar.
Quanto ao ensino de filosofia, considere:
I. É fundamental focar no aprendizado do processo do filosofar, deixando o conteúdo filosófico produzido historicamente, em segundo plano.
II. É fundamental focar no aprendizado do processo do filosofar, mas isso não autoriza a prescindir do conteúdo filosófico já produzido historicamente.
III. É fundamental focar prioritariamente no aprendizado do conteúdo filosófico já produzido historicamente, pois isso produzirá o aprendizado do pensar por si próprio.
IV. É necessário considerar a filosofia como processo e produto ao mesmo tempo; só se pode filosofar pela história da filosofia e só se faz história da filosofia se for uma história filosófica, que não seja mera reprodução.
V. É possível ensinar filosofia não apenas como processo de transmissão de necessários conteúdos, mas também como convite ao pensamento próprio a partir de questões relativas aos grandes temas filosóficos.
Está correto o que se afirma APENAS em