Questão
2016
JOTA CONSULTORIA
Prefeitura Municipal de Conchas (SP)
Professor Professor de Educação Especial (Pref Conchal/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
livro-INCLUSA-ESCOLAR25606cf5542
No livro INCLUSÃO ESCOLAR - O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?, Maria Teresa Eglér Mantoan questiona que “a escola real, ou seja, aquela que não queremos encarar coloca-nos, entre muitas outras, estas questões de base, que insisto em apontar: muda a escola ou mudam os alunos, para se ajustarem às suas velhas exigências? Ensino especializado para todas as crianças ou ensino especial para algumas? Professores que se aperfeiçoam para exercer suas funções, atendendo às peculiaridades de todos os alunos, ou professores especializados para ensinar aos que não aprendem e aos que não sabem ensinar?”. Do ponto de vista da autora, é preciso mudar a escola e, mais precisamente, o ensino nela ministrado. A escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais, são:

I- Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.

II- Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, porque são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania.

III- Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segrega e que reprova a repetência.

IV- Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor, para que tenha condições e estímulo para ensinar a turma toda, sem exclusões e exceções.

De acordo com o ponto de vista da autora, está correto o que se afirma em:
A
I II e III apenas.
B
I III e IV apenas.
C
II III e IV apenas.
D
I II e IV apenas.
E
I, II, III e IV.