Questão
2008
IPAD
Prefeitura Municipal de Barreiros (PE)
Professor 5.ª a 8.ª Séries - Língua Portuguesa (Pref Barreiros/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
literaturaAinda-que-c189c717d15d
A literatura

Ainda que nasça e morra só, o indivíduo tem a sua existência marcada pela coletividade de que faz parte e que funciona segundo “leis” e “regras” preestabelecidas. Um dos primeiros desafios a serem enfrentados pelo ser humano é compreender que leis e regras são essas, decidir quais delas deve seguir e quais precisam ser questionadas de modo a permitir que sua jornada individual tenha identidade própria.

Nos textos literários, de certo modo, entramos em contato com a nossa história, o que nos dá a chance de compreender melhor nosso tempo, nossa trajetória. O interessante, porém, é que essa “história” coletiva é recriada por meio das histórias individuais, das inúmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experiências de leituras que, muitas vezes, evocam nossas vivências pessoais e nos ajudam a refletir sobre nossa identidade e também a construí-la.

(Maria Luiza M. Abaurre; Marcela Pontara. Literatura Brasileira – tempos leitores e leituras. Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2005, pp., 10-11. Adaptado.)

No texto, a literatura é apresentada como tendo também a função de
A
informar a coletividade sobre o funcionamento das “leis” e “regras” que regem seus grupos de atuação.
B
orientar o ser humano quanto à escolha das leis e regras que devem ser seguidas nas comunidades em que vivem.
C
promover o contato com a nossa história e nosso tempo; isso nos deixa conscientes e participativos.
D
controlar o leitor em seus questionamentos sobre a validade da organização social, de modo a garantir sua própria identidade.
E
impedir que, em histórias individuais, se criem modelos de personagens que firam a história coletiva de cada grupo.