Sobre as línguas de sinais, e consequentemente sobre a Libras, muitos são os mitos. Gesser (2009) aborda esses mitos no livro “Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda”. Sobre esta temática, associe a desmistificação na coluna 2 aos mitos relacionados na coluna 1.
1. A Libras é universal
2. A Libras tem gramática
3. A Libras é um código secreto dos surdos
4. A Libras é ágrafa
5. A Libras é exclusivamente icônica
( ) Toda língua natural tem gramática, como língua natural das comunidades surdas, a língua de sinais também tem gramática, pois reside na gramática o núcleo estruturante da língua. Por isso a Libra tem gramática.
( ) A Libras foi ágrafa por muito tempo, mas hoje devido as pesquisas realizadas com a escrita de sinais, é possível para aqueles que aprenderam a usá-la escrever em Libras.
( ) A Libras não é universal, pois, como toda língua, é fruto das relações comunicacionais, culturais, políticas, geográficas, econômicas, educacionais onde vivem os surdos.A Libras é a língua das comunidades surdas do Brasil
( ) A língua de sinais tem um alto grau de iconicidade, mas isso não significa que ela seja exclusivamente icônica, pois mes- mo na iconicidade há relativo grau de arbitrariedade.
( ) Durante a época de opressão oralista que negava aos surdos o direito de usar a língua de sinais, a Libras era usada es- condido, mas ela não é um código secreto dos surdos, é uma língua possível de ser aprendida por qualquer pessoa que se interesse em aprendê-la.
A sequência correta desta associação é: