A insuficiência respiratória (ir) pode ser definida como a condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO₂) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO₂) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Em relação à insuficiência respiratória e à atuação da fisioterapia, assinale a alternativa incorreta.
Questão
2018
UNILAVRAS CONCURSOS
Prefeitura Municipal de Bom Despacho (MG)
Gestor Público Municipal - Fisioterapia (Pref Bom Despacho/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
insuficiencia587ae9683c
A
Os pontos de corte na gasometria arterial para identificar insuficiência respiratória são PaO₂ < 60 mmHG, e o PaCO₂ > 50 mmHG.
B
A insuficiência respiratória hipoxêmica é causada pela hipoxemia secundária a alterações da barreira alvéolo-capilar, sua ventilação está normal, não ocorrendo retenção de CO₂.
C
Para diferenciar a insuficiência respiratória aguda da insuficiência respiratória crônica, é utilizado o cálculo do gradiente alvéolo-arterial de oxigênio, sendo que, na hipoxemia com gradiente aumentado, há alteração nas trocas alvéolo-capilares, caracterizando-se como tipo 1. Já na hipoxemia com gradiente normal, há uma hipoventilação alveolar, caracterizando insuficiência respiratória do tipo II.
D
O fisioterapeuta desempenha um papel primordial na manutenção das vias aéreas e pulmões obstruídos, principalmente na insuficiência respiratória, a fisioterapia utiliza somente da ventilação mecânica que tem como objetivos, promover ao paciente a manutenção das trocas gasosas, a correção da hipoxemia e da acidose respiratória, diminuir o trabalho da musculatura respiratória.