Questão
2014
IDECAN
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco
Médico - Patologia (EBSERH)
inflamaca-e-resposta79b5133bb9
A inflamação é uma resposta fundamentalmente protetora; trata-se de uma reação complexa nos tecidos que envolve, principalmente reações dos vasos sanguíneos e leucócitos. A inflamação aguda é um processo rápido e de curta duração, persistindo por horas ou poucos dias. Para o médico patologista é importante conhecer e diferenciar dos padrões morfológicos da inflamação aguda, pois eles podem fornecer indícios valiosos sobre a causa da inflamação. Sobre os padrões morfológicos da inflamação aguda, é correto afirmar que a inflamação 
A
serosa é caracterizada pela formação do escavação ou defeito local na superficie de um tecido, e é produzida pelo acúmulo de material necrótico inflamado. 
B
granulomatosa é um padrão distinto de inflamação aguda, e seus exemplos característicos são granulomas caseosos, granulomas imunes e granulomas de corpos estranhos. 
C
fibrinosa é caracterizada pelo baixo acúmulo de fibrina no espaço extracelular devido a diminuição na permeabilidade vascular, e seu exemplo característico é o granuloma caseoso.
D
supurativa tem como característica a produção de exsudato purulento com grandes quantidades de neutrófilos, necrose liquefativa e fluido de edema, e seu exemplo característico é a apendicite aguda. 
E
supurativa tem como característica o derramamento de fluido fino derivado plasma ou células mesotelias que revestem peritônio, pleura e pericárdio, e seu exemplo característico é a pericardite fibrinosa.