Questão
2014
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
Prefeitura Municipal de Remanso (BA)
Enfermeiro (Pref Remanso/BA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
infeccoes-primarias64569ae096
As infecções primárias de corrente sanguínea – IPCS estão entre as mais comumente relacionadas à assistência à saúde. Estima-se que cerca de 60% das bacteremias nosocomiais sejam associadas a algum dispositivo intravascular. Dentre os mais frequentes fatores de risco conhecidos para IPCS, podemos destacar o uso de cateteres vasculares centrais, principalmente os de curta permanência. (Brasil, 2009)

Baseado na afirmação acima, marque a alternativa incorreta:
A
O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado tão logo quanto possível.
B
O cateter periférico na suspeita de contaminação, complicações, mau funcionamento ou descontinuidade de terapia deve ser retirado.
C
Recomenda-se a troca de cateter periférico em adultos em 72 horas quando confeccionado com teflon e 96 horas quando confeccionado com poliuretano.
D
Em paciente neonatais e pediátricos devem ser trocados rotineiramente até completar a terapia intravenosa para evitar flebite ou infiltração.
E
A decisão de manter o cateter além das 72-96 horas depende da avaliação do cateter, da integridade da pele, da duração do tipo de terapia prescrita e deve ser documentado nos registros do paciente.