O infarto agudo do miocárdio (IAM) reflete a morte celular secundária à isquemia miocárdica decorrente do desbalanço entre a oferta e a demanda de oxigênio. A necrose miocárdica é acompanhada pela liberação de macromoléculas intracelulares e proteínas estruturais no interstício cardíaco. Sobre os marcadores bioquímicos de lesão miocárdica, assinale a alternativa INCORRETA
Questão
2013
IDECAN
Prefeitura Municipal de Vilhena (RO)
Médico - Cardiologista (Pref Vilhena/RO)
infarto-agudo52b396ed2f
A
A mioglobina, devido a seu elevado valor preditivo negativo, é considerada excelente para afastar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.
B
A CK-MB massa eleva-se entre 8-10 horas após o início dos sintomas, sendo, por isso, o pior teste para dosagem de CK-MB disponível atualmente.
C
A medida da CK-MB atividade eleva-se em 4-6 horas após o início dos sintomas, com pico em torno de 18 horas, e normaliza-se entre 48-72 horas
D
A creatinaquinase (CK-total), embora seja um sensível indicador de lesão muscular, não é específica para o diagnóstico de lesão miocárdica.
E
Resultados falso-positivos de troponina foram publicados por causa da presença de fibrina no soro e da reação cruzada com anticorpos humanos, por exemplo.