Questão
2017
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu (MG)
Professor P2 Língua Portuguesa (Pref Itatiaiuçu/MG)
indianismo-foi578ddf13a2
O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro e colaborou sobremaneira para a construção da identidade nacional. Os escritores, com o objetivo de definir a etnia brasileira, viam no índio, mais que o branco (colonizador português) ou o negro (vindo de outro continente) o verdadeiro representante da raça brasileira.

Assinale a alternativa que comprova essa afirmação.
A
A mistura rege a cultura brasileira (noção iniciada no Romantismo), por isso explica-se que o povo seja simpático, acolhedor, tolerante, confirmando a mestiçagem como jeito de ser brasileiro.
B
O romance O guarani, de José de Alencar, concebe o mito de origem da nação brasileira, uma vez que Peri e Ceci constituem o casal inicial, formado pelo índio que aceitava os valores cristãos e por uma portuguesa que aceitava os valores da natureza do Brasil, em cenário de paisagem de eterna primavera, sem cataclismos naturais.
C
A assimilação faz-se presente na realidade da mistura, uma vez que a cultura brasileira abarca e envolve outras culturas, por isso a ideia de antropofagia elaborada por Oswald de Andrade.
D
A beleza e a sensualidade da mulata, também mistura, destaca-se na construção da identidade nacional, sobretudo com a personagem Rita Baiana, na obra O Cortiço (Aluísio de Azevedo), mesmo que em oposição à branca Piedade de Jesus, na mesma obra.