Questão
2016
FEPESE
Prefeitura Municipal de São José (SC)
Professor - Física (Pref São José/SC)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
imas-neodimio-ferro122ce459b73
Os ímãs de neodímio-ferro-boro são ímãs permanentes, muito poderosos considerando sua pequena massa e podem perder o magnetismo se submetidos a temperaturas superiores a 120°C.

Esses ímãs estão cada vez menores, ao mesmo tempo em que aumenta o seu poder de atração e, por isso, têm sido usados em muitos objetos como joias, motores, brinquedos. Mas as mesmas características que os fazem tão úteis, também podem ser responsáveis sérios problemas, por exemplo, se dois desses ímãs forem ingeridos por uma pessoa ou animal. Eles podem provocar tal atração que podem romper com as paredes do intestino, provocando uma grave infecção no organismo. Por isso, todo cuidado é pouco!!

http://www.aprenderciencias.com/2013/09/os-poderosos-imas-de-neodimio-ferro-boro.html, acessado em 07/09/2016.

Com relação à origem do campo magnético em imãs, é correto afirmar que é decorrente:
A
da concentração de cargas positivas nas extremidades do material, o que obriga as cargas negativas a ficarem girando dentro do mesmo. Nos materiais magnéticos essas cargas negativas giram todas para o mesmo lado, produzindo um campo magnético.
B
da concentração de cargas negativas nas extremidades do material, o que obriga as cargas positivas a ficarem girando dentro do mesmo. Nos materiais magnéticos essas cargas positivas giram todas para o mesmo lado, produzindo um campo magnético.
C
da concentração de cargas positivas numa das extremidades do material, o que obriga as cargas negativas a ficarem na outra extremidade, criando assim um campo elétrico no interior do mesmo. Nos materiais magnéticos esse campo oscila, produzindo um campo magnético.
D
de determinado material. Nos materiais magnéticos, os prótons possuem determinado alinhamento, produzindo um campo magnético.
E
do movimento de rotação dos elétrons dentro de determinado material. Nos materiais magnéticos, os elétrons possuem determinado alinhamento, produzindo um campo magnético.