Questão
2009
ASPERHS
Prefeitura Municipal de Dormentes (PE)
Psicólogo do CRAS (Pref Dormentes/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
historico-formaca113fe7d894
Sobre histórico e formação da psicologia escolar é INCORRETO afirmar:
A
As origens históricas da Psicologia Escolar remontam ao século XVIII. A expansão do ensino público nas cidades da América e da Europa, além da crescente ocorrência de problemas ligados aos menores (abandono, negligência, delinqüência e outros), originou a procura por profissionais preparados para fornecer ajuda às escolas e aos órgãos juridicolegais em relação a problemas de avaliação e compreensão das dificuldades existentes, bem como suas possíveis causas.
B
No final do século XIX e início do XX, dava-se ênfase à avaliação psicológica individual de crianças e adolescentes suspeitos de serem “deficientes mentais, físicos ou morais”. Gradualmente, além dessa ênfase inicial, passaram as clínicas e serviços a desenvolver um trabalho mais amplo no âmbito de problemas de educação e crianças em idade escolar.
C
Observação, prevenção, intervenção e mensuração de habilidades e capacidades foram os principais alvos dos estudos científicos desenvolvidos. Pesquisas nos Estados Unidos, França, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha, Itália e Alemanha nos campos da inteligência, subdotação e superdotação; desenvolvimento infantil e seus atrasos; diagnóstico, intervenção e ajuda concreta a crianças com dificuldades escolares tiveram grande impulso.
D
Os primeiros serviços de Psicologia Escolar foram criados ao final do século XIX, na França.
E
Em 1981, a APA divulgou suas “Diretrizes de especialidades para a prestação de serviços por psicólogos escolares” (APA Guidelines).