Questão
2023
Fundação Aroeira
Prefeitura Municipal de Piracanjuba (GO)
Biomédico (Pref Piracanjuba/GO)
histoplasmose-e6679523463
A histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica que pode se apresentar desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com evolui para óbito. Ela é causada por fungos dimórficos da espécie Histoplasma capsulatum. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela inalação (entrada) de partículas infectantes do fungo decorrente do manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.

A respeito do diagnóstico laboratorial da Histoplasmose assinale a alternativa correta:
A
O teste de imunodifusão consiste na identificação qualitativa de anticorpos anti-M e anti-H, frações antigênicas de H. capsulatum, que apresenta melhores resultados após 7 semanas da infecção. Apesar da alta sensibilidade do método, resultados falso-positivos podem ocorrer em pacientes com AIDS que apresentam a doença disseminada.
B
A detecção dos antígenos de H. capsulatum pode ser feita através do método de ELISA Indireto. Sendo bastante utilizada em pacientes com a forma aguda ou disseminada da doença, pois apresentam como vantagem o diagnóstico no início da doença, antes da soroconversão.
C
O diagnóstico feito por meio da cultura (ágar Sabouraud, ágar BHI, ágar batata dextrose, ágar lactrimel e ágar malte) e exame histopatológico são considerados padrão-ouro no diagnóstico da histoplasmose. A coloração de Gomori-Grocott (prata metenamina) é utilizada para a visualização das leveduras fagocitadas em mastócitos nos tecidos.
D
Em temperaturas específicas, H. capsulatum assume formas distintas em cultura: sob a temperatura ambiente assume característica macro morfológica de colônia branca de aspecto algodonoso e micro morfologicamente a forma de micélio constituído de hifas hialinas, septadas e ramificadas, presença de microconídios lisos, que é a forma infectante e macroconídios tuberculados.