Questão
2023
FAUEL
Prefeitura Municipal de Cambé (PR)
Educador Físico do Esporte (Pref Cambé/PR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
hipertensa-arterial-HA155fe20d29c
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ ou medicamentoso) superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais. Há uma associação direta entre sedentarismo, elevação da pressão arterial e da HA. Chama a atenção que, em 2018, globalmente, a falta de atividade física (menos de 150 minutos de atividade física por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana) era de 27,5%, com maior prevalência entre as mulheres (31,7%) do que nos homens (23,4%). O comportamento sedentário (tempo sentado ou vendo TV/celular/computador) e a inatividade física (prática de atividades físicas aquém do adequado para a saúde) constituem um importante problema de saúde pública, pois elevam os custos do tratamento e reduzem a expectativa de vida. Dessa forma, cabe ao profissional de educação física aplicar ações para minimizar o comportamento sedentário e controle da HA.

Nesse sentido, o profissional deve:
A
recomendar a redução do comportamento sedentário somente nas crianças.
B
incentivar o cumprimento das recomendações mínimas de atividades físicas para toda a população por meio de ações coletivas.
C
programar, ministrar e supervisionar programas de exercícios físicos, preferencialmente à distância, em grupo, adequados às realidades das academias e às características específicas de cada pessoa.
D
realizar avaliações pós-participação, indicar a avaliação médica somente se achar necessário e fazer reavaliações nutricionais regulares
E
o profissional de educação física, dentro da equipe multiprofissional, deve demonstrar, por meio de resultados positivos, que a prevenção e o tratamento da HA dependem somente da atividade física.