O hífen é usado com vários fins em nossa ortografia, geralmente, sugerindo a ideia de união semântica. As regras de emprego do hífen são muitas, principalmente depois do Novo Acordo Ortográfico que visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa. Esse novo Acordo Ortográfico já se encontrava assinado desde 1990 por oito países que falam a língua portuguesa, inclusive pelo Brasil. Sobre o uso do hífen, assinale a alternativa incorreta.
Questão
2016
Instituto EXCELÊNCIA
Prefeitura Municipal de Aguaí (SP)
Professor Substituto de Educação Básica II – Português (Pref Aguaí/SP)
hifen-e-usado-com7072d733ac
A
Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma
unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris.
B
Emprega-se o hífen nos topónimos/topônimos compostos iniciados pelos adjetivos grã, grão ou por forma verbal ou cujos elementos estejam ligados por artigo: Grã-Bretanha, Grão-Pará;
C
Não se emprega o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h.
D
Nenhuma das alternativas.