O grêmio estudantil é uma forma de organização colegiada ou hierárquica composta pelos alunos de uma escola com o objetivo de representar o seu corpo discente de forma livre e autônoma. [...] Além da defesa dos interesses do alunado, o grêmio também é responsável por realizar atividades culturais e esportivas no ambiente escolar. (SANTOS, A. I. Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle.
Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/perguntas-e-respostas-o-que-e-um-gremioescolar/. Acesso em: 01/10/2023.
Observe a postura que se pode inferir da fala de Paulo, presidente de uma agremiação:
Paulo: os nossos trabalhos sempre foram em equipe, eu nunca fiz as coisas sozinho. E outra coisa que eu digo, eu sempre digo pro meu grupo, pra minha equipe, pro grêmio estudantil, eu não mando em nada. Eu sou o líder só que eu não mando em nada. A voz de vocês é mais importante, o grêmio estudantil é nós todos, não é só eu, não é só o presidente, não é só a vice-presidente, somos todos nós. Não é só eu que falo, eu preciso da opinião de vocês, eu preciso que todos participem do grêmio, não é só eu que falo.
https://www.scielo.br/j/pp/a/qgTxb8WrBKzGm5pt6hqcgSQ/
Do discurso do estudante, pode-se deduzir um importante elemento do grêmio estudantil, enquanto colegiado escolar: