Questão
2023
MÁXIMA AUDITORIA
Prefeitura Municipal de Espirito Santo do Dourado (MG)
Professor de Educação Básica PEB II (Pref Espirito Santo do Dourado/MG)
gremio-estudantil-e201442cf474
O grêmio estudantil é uma forma de organização colegiada ou hierárquica composta pelos alunos de uma escola com o objetivo de representar o seu corpo discente de forma livre e autônoma. [...] Além da defesa dos interesses do alunado, o grêmio também é responsável por realizar atividades culturais e esportivas no ambiente escolar. (SANTOS, A. I. Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle.

Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/perguntas-e-respostas-o-que-e-um-gremioescolar/. Acesso em: 01/10/2023.

Observe a postura que se pode inferir da fala de Paulo, presidente de uma agremiação:

Paulo: os nossos trabalhos sempre foram em equipe, eu nunca fiz as coisas sozinho. E outra coisa que eu digo, eu sempre digo pro meu grupo, pra minha equipe, pro grêmio estudantil, eu não mando em nada. Eu sou o líder só que eu não mando em nada. A voz de vocês é mais importante, o grêmio estudantil é nós todos, não é só eu, não é só o presidente, não é só a vice-presidente, somos todos nós. Não é só eu que falo, eu preciso da opinião de vocês, eu preciso que todos participem do grêmio, não é só eu que falo.

https://www.scielo.br/j/pp/a/qgTxb8WrBKzGm5pt6hqcgSQ/

Do discurso do estudante, pode-se deduzir um importante elemento do grêmio estudantil, enquanto colegiado escolar:
A
a importância de desenvolverem um trabalho em equipe, contando com a participação de todos, em que o presidente se apresenta como um líder aberto ao diálogo, não como um mandante autoritário e demonstra postura de gestor sintonizada aos moldes das democracias contemporâneas.
B
a valorização excessiva da hierarquia e o gosto por mandar e ser obedecido, inspirando respeito e admiração dos liderados pela autoridade voltada para identificar erros, centralizar ações que influencia no ambiente de trabalho.
C
um estilo de liderança em que o líder exerce um forte controle sobre os demais alunos, e toma decisões com pouco ou nenhum contributo dos mesmos, espera normalmente obediência completa e lealdade e pode usar a intimidação ou punição para manter a sua posição de poder.
D
a confiabilidade de um grupo pequeno de alunos que detém o poder de tomar todas as decisões sem qualquer contribuição dos demais alunos.