Um gráfico em forma de pirâmide – em cuja ordenada aparecem os grupos de idade e em cuja abscissa encontra-se o contingente populacional em números absolutos ou percentuais – é a forma usual de representar a estrutura etária de uma população. Por meio desse gráfico, conhecido como pirâmide etária, podemos conhecer o estágio da transição demográfica em que se encontra a população representada. Acerca das pirâmides etárias, analise as assertivas abaixo:
I. O formato da pirâmide etária de um país considera fundamentalmente as taxas de natalidade e de mortalidade da população. Encontramos países que possuem altas taxas de natalidade (subdesenvolvidos) e países que apresentam taxas de crescimento vegetativo muito baixas ou nulas (desenvolvidos).
II. As estruturas etárias (pirâmides) de países mais ricos apresentam a base mais larga e o topo mais estreito, o que demonstra um elevado equilíbrio demográfico na região mostrada pelo gráfico.
III. Uma pirâmide é dividida em três níveis: na base encontramos os jovens, no centro, os adultos, e no topo, os idosos. Países mais pobres apresentam uma base mais larga quando comparada com o centro e o topo, o que possibilita que percebamos o elevado crescimento natural naquele local.
IV. Atualmente, o Brasil apresenta uma pirâmide típica de países subdesenvolvidos, com a base bem mais larga que o topo e o centro, o que ajuda a explicar a elevada natalidade e a baixa expectativa de vida que encontramos em nosso país.
Quais estão corretas?