O gráfico abaixo apresenta a concentração plasmática versus tempo do medicamento nitrendipina em dois pacientes, sendo um portador de insuficiência hepática e outro, considerado sadio.
Ao analisar o gráfico, pode-se concluir que
A
a área sob a curva do medicamento nitrendipina é maior no indivíduo com insuficiência hepática, o que demonstra que a absorção do medicamento e o risco de reações adversas são sempre maiores nos pacientes portadores dessa patologia.
B
a meia-vida de eliminação do medicamento representado no gráfico é maior no indivíduo sadio, pois esse fármaco não depende de metabolização hepática.
C
o Tmáx é igual nos dois pacientes para esse medicamento, apesar de apresentarem características fisiopatológicas diferentes, enquanto o risco de reações adversas é maior no indivíduo com insuficiência hepática.
D
os indivíduos portadores de insuficiência hepática necessitam de um ajuste de dose quando utilizam medicamentos que sofrem metabolização hepática, principalmente quando se trata de um fármaco diurético, como a hidroclorotiazida.
E
o indivíduo com insuficiência hepática apresenta meia-vida de eliminação maior para medicamentos que necessitam ser metabolizados pelas enzimas microssomais hepáticas, cabendo ao clínico reduzir a dose desses fármacos para evitar reações adversas.