Questão
2012
UNIUV
Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul (PR)
Educador Social II (Pref São Mateus do Sul/PR)
globalizaca-planeta429682e35a1
A globalização do planeta e a problemática ambiental têm colocado a possibilidade de internacionalização da Amazônia no debate internacional. O texto a seguir apresenta determinada posição sobre o tema.

A internacionalização do mundo

Cristovam Buarque. Internet: <cristovam.com.br> (com adaptações).

“Fui questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia, durante um debate, nos Estados Unidos da América (EUA). O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha. De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade. Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia é para o nosso futuro. (...) Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado.

Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. (...) Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa”.
A
O texto é um exemplo de doutrinação ideológica. Nesse sentido, não pode ser utilizado como material didático, uma vez que um dos objetivos da educação, previsto na Constituição Federal de 1988, é o preparo do educando para o exercício da cidadania.
B
A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCNs.
C
A escola, como uma organização social complexa, apresenta conexões com o nível local, o regional, o nacional e, em um contexto global, até mesmo com o planetário. Essas conexões fazem-se presentes no currículo expresso e no currículo oculto. O texto acima é uma expressão dos conteúdos componentes do currículo oculto.
D
O conteúdo e o desenvolvimento do texto, por intermédio de atividades não se prestam à avaliação, devido ao seu foco ideológico.
E
A proposta de educação libertadora, de matriz freiriana contida ao texto, invalida sua utilização didático-pedagógica.