Questão
2023
NC UFPR
Universidade Federal do Paraná
Assistente Social (UFPR)
fundamentos-historicos11e711f295
Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, na contemporaneidade, consistem:
A
no estudo das correntes epistemológicas de caráter eclético e plural, que historicamente embasam a intervenção de Assistentes Sociais, assegurando sua relativa autonomia profissional na materialização das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
B
nos referenciais filosóficos, sociológicos e da economia política que em sua pluralidade subsidiam as três dimensões constitutivas da profissão e asseguram a competência técnica do/a profissional em sua atuação nas diferentes políticas sociais públicas e demais espaços sócio-ocupacionais.
C
na matriz explicativa da realidade e da profissão, construída e reconstruída processualmente na sua trajetória histórica no movimento da realidade brasileira, a qual possui dimensões teórico-metodológicas e ético-políticas, bases para a dimensão técnico-operativa desta profissão.
D
nas concepções apreendidas no processo formativo, pautadas no positivismo, na fenomenologia, no marxismo e em correntes pós-modernas, dentre as quais o/a profissional fará uma escolha para fundamentar o trabalho, mantendo a indissociabilidade das três dimensões que constituem o Serviço Social.
E
na matriz de explicação histórica do processo evolutivo da profissão, desde sua gênese demarcada pelos processos de ajuda e fundamentada no humanismo cristão de São Tomás de Aquino até sua transformação em profissão reconhecida pelo seu caráter interventivo nas políticas públicas.