Questão
2024
CESGRANRIO
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Analista - Economia (BNDES)
formulacoes-teoricas338559ca4f0
Discursiva
As formulações teóricas do economista pós-keynesiano Hyman Minsky ampliaram o entendimento sobre a gênese, o desdobramento e a estabilização das crises capitalistas. A chamada hipótese da instabilidade financeira, formulada pelo autor, permitiu entender que o sistema capitalista, mesmo na fase de estabilidade, é inerentemente instável (“a estabilidade é desestabilizadora”), porque os agentes econômicos tendem a assumir diferentes comportamentos e posições financeiras de risco ao longo do ciclo econômico (posições hedge, especulativa e Ponzi). Para Minsky, as crises capitalistas são, eminentemente, crises financeiras. O seguinte comentário, extraído da revista The Economist, reconhece a relevância acadêmica de Minsky, após a crise financeira global de 2008:

Desde o início de sua carreira acadêmica, na década de 1950, até 1996, quando morreu, Hyman Minsky permaneceu em relativa obscuridade acadêmica. Sua pesquisa sobre crises financeiras e suas causas atraiu alguns admiradores dedicados, mas pouca atenção por parte do mainstream: esta Revista o citou apenas uma vez enquanto ele estava vivo, e foi apenas uma breve menção. Assim permaneceu até 2007, quando a crise das hipotecas subprime eclodiu nos Estados Unidos. De repente, parecia que todos estavam recorrendo aos seus escritos enquanto tentavam entender o caos. Corretores escreviam notas aos clientes sobre o “momento Minsky” (“Minsky moment”), que engolfava os mercados financeiros. Banqueiros centrais referiam-se às suas teorias em seus discursos. E ele se tornou uma estrela da mídia postumamente.

THE ECONOMIST, Minsky´s moment, July 29th, 2016, (tradução nossa). Disponível em: https://www.economist.com/schools-brief/2016/07/29/minskys-moment. Acesso em: 18 jul. 2024. Adaptado.

Nesse contexto, no que diz respeito às formulações teóricas de Hyman Minsky, 

a) explique, de forma fundamentada, em que consiste, para Minsky, a hipótese da instabilidade financeira, apontando o que leva a essa instabilidade.

(Valor: 4,0 pontos)

b) partindo de um ciclo de expansão caracterizado, inicialmente, por relativa estabilidade (“bonança”) e pressupondo mercados financeiros e de capitais completamente desregulados, diferencie as estratégias financeiras de risco dos agentes econômicos (estratégias hedge ou protetiva, especulativa e Ponzi), e mostre como a mudança de cada uma dessas estratégias, ao longo do ciclo econômico, pode conduzir as economias capitalistas ao “Minsky moment” e, consequentemente, desencadear severas crises financeiras, de acordo com a prevalência de cada uma dessas estratégias sobre as demais.

(Valor: 6,0 pontos)