A formação do Império Bizantino remonta ao século IV, quando em meio a crise do Império Romano, o imperador Teodósio determinou a divisão do império em duas partes, uma no ocidente, com capital em Roma, outra no oriente, com capital em Constantinopla. Isto posto, marque a alternativa INCORRETA.
Questão
2010
SelectConcursos
Prefeitura Municipal da Água Preta (PE)
Professor - História (Pref Água Preta/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
formaca-Imperio48babbcc3e
A
Cercada por águas e uma imponente fortificação, a cidade de Constantinopla tornou-se uma salvaguarda aos conflitos que marcaram o início da Idade Média. Com o passar do tempo, o Império Bizantino alcançou seu esplendor graças à sua prosperidade econômica e seu governo centralizado.
B
Entendida como um dos sinais de crise do Antigo Império Romano, a criação do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino, em 330, não só foi resultado do desgaste das estruturas sóciopolíticas do Império Romano, mas também assinalou as semelhanças entre suas partes Ocidental e Oriental.
C
O reinado mais importante deste império foi o de Justiniano no século VI. Exerceu uma autoridade despótica, controlando tanto a vida política como religiosa no império, dando a seu poder um caráter quase sagrado.
D
Justiniano empreendeu uma política expansionista cujo objetivo era recuperar o antigo império do ocidente. Realizou importantes conquista no norte da África, derrotando os Vândalos e posteriormente os Ostrogodos na Península Itálica e por último parte da Espanha após derrotar os Visigodos.
E
A religião foi fundamental para a manutenção do Império Bizantino, pois as doutrinas dirigidas a esta sociedade eram as mesmas da sociedade romana. O cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos, podendo ser observado, inclusive, nas mais diferentes manifestações artísticas. As catedrais e os mosaicos bizantinos estão entre as obras de arte e arquitetura mais belos do mundo.