Questão
2008
Consulplan
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina
Biólogo (SDS SC)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
fitorremediac-consiste2884e1235ed
A fitorremediação consiste no uso de plantas e seus associados (microbiota) para limpeza de ambientes poluídos onde são empregados processos naturais das plantas e sua flora microbiana na rizosfera para degradar e seqüestrar poluentes orgânicos e inorgânicos. Cinco tipos de fitorremediação são reconhecidos. Analise-os:

A. A fitoestabilização consiste no uso de plantas com o propósito de estabilizar os poluentes no solo, prevenindo perdas por erosão ou lixiviação.

B. A fitovolatilização é o processo no qual, após absorção e incorporação no tecido da planta, os poluentes podem deixá- la na forma volátil.

C. Na fitodegradação as plantas podem degradar diretamente poluentes orgânicos.

D. A fitoestimulação é um processo que tem sido útil para a limpeza de ambientes contaminados por compostos orgânicos não absorvidos pela planta.

E. A fitoextração embasa-se na extração dos poluentes do solo pelas plantas e o posterior acúmulo nos seus tecidos. Estas plantas são capazes de acumular elementos inorgânicos em níveis até cem vezes maiores do que outras espécies, crescendo sob as mesmas condições.

Analise atentamente as aplicações ou recomendações a seguir:

I. Micorrizas podem proteger o crescimento de plantas em solos com acúmulo de metais, aumentando a retenção dos metais nas raízes das plantas, reduzindo sua distribuição à parte aérea.

II. Culturas como arroz, brócolis, couves, entre outras, são capazes de volatilizar selênio.

III. Enzimas das plantas agem sobre o poluente mineralizando-o completamente a compostos inorgânicos como dióxido de carbono, água e Cl₂ ou intermediários estáveis armazenados na própria planta.

IV. Processo útil para a limpeza de ambientes contaminados por compostos orgânicos hidrofóbicos que podem ser degradados por microorganismos.

V. Necessidade de colheita posterior da planta, contendo o poluente acumulado em seus tecidos, podendo o material colhido ser utilizado para propósitos não-alimentares.

Com base nos esclarecimentos, agrupe o tipo de fitorremediação com a aplicação ou recomendação adequada:
A
A–I; B–V; C–II, D–IV, E–III
B
A–IV; B–II; C–I; D–III; E–V
C
A–III; B–II; C–IV; D–I; E–V
D
A–I; B–II; C–III; D–IV; E–V
E
A–V; B–III; C–II; D–I; E–IV