A fisioterapia respiratória possui várias técnicas e equipamentos que auxiliam na reabilitação do paciente restritivo, obstrutivo e na higiene brônquica. A necessidade de saber sobre elas é essencial para o atendimento dos pacientes. Portanto, assinale a alternativa errada:
Questão
2013
UNIJUÍ
Prefeitura Municipal de Ijuí (RS)
Fisioterapeuta (Pref Ijuí/RS)
fisioterapia38f88eaedc
A
Acapella combina os princípios da oscilação de alta frequência e a pressão positiva expiratória por empregar uma alavanca de contrapeso e imã, facilitando a clearance em pacientes hipersecretivos. O ar exalado passa por um cone, o qual é intermitentemente isolado por um pino acoplado á alavanca, produzindo oscilações no fluxo aéreo. Pode ser realizada em qualquer posição porque seu mecanismo não é dependente da gravidade diferente do flutter.
B
O Aumento do Fluxo Expiratório (AFE) consiste em uma expiração ativa ou passiva associada ao movimento tóracoabdominal sincronizado gerado pela compressão manual durante a fase expiratória. Promove o esvaziamento passivo do ar presente nos pulmões facilitando o deslocamento das secreções. A mão do tórax realiza a compressão obliqua, de cima para baixo, de frente para trás, e a mão na região abdominal realiza o movimento oblíquo, de baixo para cima, de frente para trás.
C
A Drenagem Autógena é uma técnica de desobstrução brônquica. Trata-se de um método de controle da respiração que mobiliza secreções de diferentes gerações brônquicas, por meio da maior variação possível do fluxo expiratório, sem provocar a compressão dinâmica das vias aéreas.
D
A Expiração Lenta Total com a Glote Aberta em Decúbito Infralateral (ELTGOL) é uma técnica que objetiva deslocar secreções situadas em vias aéreas médias. Reduz progressivamente o calibre e o comprimento de toda árvore brônquica infralateral. Isso caracteriza um aumento da desinsuflação pulmonar durante o tempo expiratório e acentua a mobilidade do diafragma do lado apoiado. O paciente é posicionado em decúbito lateral stricto, colocando a região a ser tratada no plano de apoio. O paciente faz inspiração nasal em nível de VC, expiração oral com a glote aberta em nível de VR.
E
Exercício Respiratório com Inspiração Abreviada é o exercício respiratório que consiste em realizar ciclos intermitentes de inspiração profunda nasal, intercalados com pequenas expirações, sendo que no terceiro ciclo expira completamente. Portanto, realiza se inspiração nasal de pequeno volume de ar seguida de expiração breve entre os lábios (sem expirar o volume inspirado); posteriormente, realiza-se nova inspiração de médio volume pulmonar e nova expiração. Por último realiza-se uma inspiração até a capacidade máxima e expira-se prolongada e suavemente, podendo-se associar o freno labial.