Questão
2014
IBGE
Prefeitura Municipal de Uruaçu (GO)
Fisioterapeuta (Pref Uruaçu/GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
fisioterapia-tem-papel385f0f3fa14
A fisioterapia tem um papel importante na manutenção das vias aéreas e pulmões desobstruídos, principalmente quando patologias de gênese hipersecretivas estão envolvidas ou quando disfunções neuromusculares tornem a tosse ineficaz. 

Marque a opção correta no que se refere as metodologias de aplicação das Técnicas de Desobstrução Brônquica:

I. Percussão Cubital: Com os mesmos objetivos da tapotagem a percussão cubital consiste em percutir o tórax mediante o movimento de desvio ulnar com uma das mãos semifechadas mais precisamente com o lado hipotênar sobre a outra mão ou os dedos da outra mão, que esta em concha e permanentemente acoplada ao tórax do paciente, neste caso a percussão cubital será indireta, podendo também ser realizada diretamente sobre o tórax do paciente. Esta última é menos empregada pelo desconforto do paciente.

II. Drenagem Postural: Pode ser considerada uma técnica respiratória, que tem como objetivo drenar secreção pulmonar da árvore brônquica, por esse motivo, ás vezes recebe a denominação de drenagem brônquica ou drenagem postural bronco seletiva.

III. Tapotagem ou Percussões: São contrações isométricas repetidas do ombro e cotovelo, realizada sobre a parede do tórax, durante a fase expiratória. É realizada com as mãos espalmadas, acopladas e com certa pressão no tórax do paciente, o punho e o cotovelo de quem aplica deverão permanecer imóveis impulsionando os movimentos vibratórios ( tremor energético) com um trabalho mecânico proveniente da musculatura do braço e do ombro, deixando os demais grupos musculares dos membros superiores contraídos isometricamente e as articulações do punho e do cotovelo imóveis.

IV. Técnica Expiratória Forçada: Consiste de uma ou duas expirações forçadas, de volume pulmonar médio a baixo, seguidas de um período de respiração diafragmática controlada e relaxada. As secreções brônquicas mobilizadas para as vias aéreas superiores são, então, expectoradas, e o processo é repetido até que se obtenha limpeza brônquica máxima. O paciente pode reforçar a expiração forçada pela autocompressão da parede torácica com um rápido movimento de adução dos braços. 

V. Vibração e Vibrocompressão: Consiste em percutir com as mãos em concha ou em ventosa, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção, respeitando as regiões dolorosas, promovendo ondas de energia cinética, transmitidas através das vias respiratórias, deslocam as secreções da árvore brônquica e as mobilizam das regiões periféricas para as centrais.

É correto apenas o que se afirma em:
A
I, III e IV.
B
I, II e III.
C
III, IV e V.
D
II, III e IV.
E
I, II e IV.