Questão
2023
VUNESP
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP)
Professor de Educação Básica II - História (Pref São José do Rio Preto/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
final-seculo-XIX1203e387aeb
Ao final do século XIX acreditava-se que o “atraso” brasileiro devia-se a um conjunto de fatores bastante diversos. Nas explicações intelectuais e nas versões mais populares misturavam-se o meio, o clima, e a raça, assim como a pretensa degeneração do caráter do brasileiro, leia-se, mestiço – indolente, prevaricador, preguiçoso, lascivo –, a ausência de cultura – leia-se, civilização aos moldes europeus ocidentais –, e o passado de colonização lusa.

(Eduardo França Paiva, De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais França de Lima e Fonseca (orgs.), Inaugurando a História e construindo a nação; discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)

No seu artigo, Eduardo França Paiva, referindo-se à historiografia atual, considera que a análise presente no excerto
A
ganhou novos elementos explicativos, que reforçam a tese de que a colonização portuguesa foi uma empresa marcada pela desordem administrativa, pela corrupção quase endêmica e pela escravidão indígena.
B
está em progressivo uso, inclusive no senso comum, e que novas pesquisas históricas mostram como a colonização portuguesa permitiu a constituição de uma sociedade etnicamente harmônica.
C
foi readaptada para um contexto neoliberal, e há uma historiografia que afirma o caráter determinante da colonização ibérica para que o Brasil se mantivesse como uma nação permanentemente pouco desenvolvida.
D
está sendo ressignificada com descobertas históricas reveladoras que a Coroa portuguesa se contrapunha à exploração do trabalho compulsório na América, mas terminou por ceder às exigências dos primeiros colonos.
E
tem sido substituída por novos estudos que demonstram quão complexa foi a aventura portuguesa na América e que os portugueses antigos não são mais acusados de serem responsáveis pelos descaminhos brasileiros.