Sobre a filosofia da Idade Média podemos afirmar que:
I. de um modo geral, pode ser dividida em dois grandes períodos, a filosofia patrística, cujo principal expoente é Agostinho e a filosofia escolástica cujo principal pensador é Tomas de Aquino.
II. a filosofia patrística teve uma influência direta da filosofia aristotélica e a filosofia escolástica, também chamada de neoplatonismo, é uma retomada da filosofia platônica.
III. considerando-se os temas e as argumentações utilizadas pelos filósofos medievais, pode-se dizer que a filosofia medieval ocupou-se da fundamentação racional dos elementos da fé cristã, tendo como problema central a compatibilização entre a razão, estruturada a partir da filosofia greco-romana, e a fé, definidas pelos livros do antigo e do novo testamento. Na filosofia medieval, no entanto, a fé está subordinada à razão.
IV. na filosofia medieval, há uma preocupação em racionalizar os elementos da fé cristã, por isso, a preocupação em demonstrar as provas da existência de Deus e explicitar a natureza da alma humana.
V. o termo “patrística” decorre das teorias formuladas pelos primeiros padres, considerados os pais da igreja. O termo “escolástica” está relacionado ao ensino e à produção filosófica nos monastérios cristãos, que estruturou as bases filosóficas da teologia cristã. A “escolástica” se fundamenta no princípio da autoridade.
As afirmativas corretas são APENAS: