O ferro é essencial na maioria dos processos fisiológicos do organismo humano, desempenhando função central no metabolismo energético celular; qualquer distúrbio no seu processo de absorção, transporte, distribuição ou armazenamento pode resultar em deficiência ou acúmulo desse íon no organismo. A deficiência de ferro, especificamente a anemia ferropriva, permanece como uma das deficiências nutricionais mais frequentes e importantes no mundo. O diagnóstico laboratorial, junto à avaliação clínica, é de extrema importância para a determinação da prevalência da doença. Destacam-se corretamente os seguintes exames para realização do diagnóstico laboratorial:
Questão
2022
VUNESP
Prefeitura Municipal de Piracicaba (SP)
Médico Patologista Clínico (Pref Piracicaba/SP)
ferro-e-essencial809d166d54
A
hemograma, dosagem de ferro sérico, dosagem de ferritina e de transferrina, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e saturação da transferrina.
B
hemograma, dosagem de ferro sérico, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e a gama glutamil transferase (GGT).
C
contagem de reticulócitos, dosagem de ferro sérico, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e a gama glutamil transferase (GGT).
D
hemograma, dosagem de ferro sérico, dosagem de ferritina e de transferrina, alanina aminotransferase (transaminase pirúvica), a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e saturação da transferrina.
E
hemograma, dosagem de ferro sérico, dosagem de ferritina e de transferrina, saturação da transferrina e transaminase oxalacética (TGO).