Os fenômenos exsudativos consistem na saída de plasma e células do leito vascular para o interstício.
Embora independentes, em geral a exsudação plasmática precede a exsudação celular; a predominância de uma ou de outra varia, de acordo com os mediadores liberados.
A exsudação de leucócitos é o elemento morfológico mais característico das inflamações. Com relação aos fenômenos exsudativos, analise as afirmativas a seguir.
I. A exsudação plasmática começa nas fases iniciais e continua durante o processo inflamatório. O exsudato líquido pode ser rico ou pobre em proteínas, e sua quantidade varia bastante.
II. A saída de plasma resulta da formação de poros interendoteliais por contração do citoesqueleto dessas células, induzida especialmente por histamina, substância P, prostaglandinas e leucotrienos.
III. A circulação linfática torna‐se sobrecarregada, e seus vasos, comprimidos ou deformados pelo exsudato, perdem a eficiência de drenagem, agravando a retenção de água no interstício. Porém, não contribuem de maneira significativa para o edema.
IV. Enzimas plasmáticas ativadas no interstício ou enzimas de células exsudadas atuam sobre a substância fundamental e quebram moléculas de proteoglicanos, aumentando a hidrofilia local.
Estão corretas as afirmativas