Questão
2010
FAFIPA (UNESPAR)
Prefeitura Municipal de Marialva (PR)
Motorista (Pref Marialva/PR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
fazermos-curva1762a4b8cb7
Ao fazermos uma curva, sentimos o efeito da força centrífuga, a força que nos “joga” para fora da curva e exige um certo esforço para não deixar o veículo sair da trajetória. Quanto maior a velocidade, mais sentimos essa força. Ela pode chegar ao ponto de tirar o veículo de controle, provocando um capotamento ou a travessia na pista, com colisão com outros veículos ou atropelamento de pedestres e ciclistas. A velocidade máxima permitida numa curva leva em consideração aspectos geométricos de construção da via. Para sua segurança e conforto, todo condutor deve acreditar na sinalização e adotar, dentre outros, o seguinte procedimento: 
A
Diminuir a velocidade, com antecedência, usando o freio e, se necessário, reduzir a marcha, antes de entrar na curva e de iniciar o movimento do volante. 
B
Começar a fazer a curva com movimentos rápidos e contínuos no volante, acelerando gradativamente e respeitando a velocidade máxima permitida. À medida que a curva for terminando, retornar o volante à posição inicial, também com movimentos rápidos. 
C
Procurar fazer a curva, movimentando o menos que puder o volante, mas sem se preocupar em evitar movimentos bruscos e oscilações na direção. 
D
Acelerar ao entrar na curva para garantir melhor aderência dos pneus.