A família da flauta doce é formada por flautas de diferentes tamanhos e, consequentemente, diferentes afinações. As mais usadas são as flautas doces soprano, contralto, tenor e baixo. Para realizar arranjos musicais utilizando essas quatro flautas, é necessário considerar as especificidades desses instrumentos, pois, como afirma Bennett (1986, p. 30), o “comprimento da coluna de ar determina a altura da nota: quanto mais curta a coluna de ar, mais aguda será a nota, quanto mais longa a coluna de ar, mais grave será a nota”. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
Questão
2022
FUNDATEC
Prefeitura Municipal de Itaara (RS)
Professor de Música (Pref Itaara/RS)
familia-flauta-doce-e87d18f164c
A
As flautas doces soprano e tenor são afinadas em Dó; as flautas doces contralto e baixo são afinadas em Fá; a flauta doce soprano soa uma oitava acima de sua notação; a flauta doce baixo soa uma oitava abaixo de sua notação.
B
As flautas doces soprano e tenor são afinadas em Fá; as flautas doces contralto e baixo são afinadas em Dó; a flauta doce soprano soa uma oitava acima de sua notação; a flauta doce baixo soa uma oitava abaixo de sua notação.
C
As flautas doces soprano e tenor são afinadas em Dó; as flautas doces contralto e baixo são afinadas em Fá; a flauta doce soprano soa uma oitava abaixo de sua notação; a flauta doce baixo soa uma oitava acima de sua notação.
D
As flautas doces soprano e tenor são afinadas em Dó; as flautas doces contralto e baixo são afinadas em Fá; a flauta doce contralto soa duas oitavas acima de sua notação; a flauta doce tenor soa duas oitavas abaixo de sua notação.
E
As flautas doces soprano e tenor são afinadas em Fá; as flautas doces contralto e baixo são afinadas em Dó; a flauta doce soprano soa duas oitavas acima de sua notação; a flauta doce baixo soa duas oitavas abaixo de sua notação.