O exame parasitológico de fezes (EPF) é uma ferramenta diagnóstica prática e de baixo custo que pesquisa diferentes formas parasitárias eliminadas nas fezes. Entretanto, a escolha do método de exame e a habilidade do profissional responsável implicam diretamente na eficiência do resultado. Sobre os diferentes métodos utilizados no diagnóstico das parasitoses, analise as afirmativas abaixo:
I. O método Kato-Katz é um teste qualitativo-quantitativo que permite identificar ovos de helmintos presentes nas amostras de fezes. Sendo o método padrão ouro pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o diagnóstico da infecção por Schistosoma mansoni.
II. O método de Baermann Moraes tem como objetivo concentrar larvas de nematelmintos através de hidrotropismo e termotropismo positivo, usualmente utilizado para detectar larvas de Strongyloides stercoralis e ancilostomídeos.
III. O método de Hoffmann, Pons e Janer é baseado na sedimentação por centrifugação, utilizado para quantificar a presença de cistos e oocistos de protozoários e ovos, bem como larvas de helmintos.
Está(ão) correta(s):