A relação de ética e direitos humanos é mais recente, uma vez que a concepção dos direitos humanos foi consolidada com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Dentro dessa relação, o filósofo Immanuel Kant (1724-1804) fez algumas reflexões acerca da dignidade humana, que ressoou de tal maneira que influenciou a estrutura da democracia e o entendimento dos direitos dos indivíduos.
Acerca das reflexões de Kant, são feitas algumas afirmativas:
I. Esse pensador tornou-se notório por sua crença na razão pura como meio mais seguro para se alcançar a verdade. Ele acreditava que somente o conhecimento poderia despertar o homem, alçando-o à maioridade: estado em que cada um tem autonomia para fazer escolhas e atuar no mundo.
II. O filósofo entendia a dignidade como um direito inerente a todos os seres humanos, configurando condição mínima para a existência satisfatória. Assim, uma dignidade é algo inegociável, que não pode ser comprado ou alvo de barganha. É o caso, por exemplo, da liberdade, da preservação da integridade do próprio corpo e da alimentação.
III. O conceito de Kant ressoou de tal maneira que influenciou a estrutura da democracia e o entendimento dos direitos dos indivíduos. Ele está na base, por exemplo, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, que buscou determinar quais garantias são basilares para a manutenção da dignidade humana em qualquer lugar.
Estão corretas as afirmativas: