O espaço biológico periodontal é a distância compreendida entre a porção mais coronária do epitélio juncional até a crista óssea alveolar, composta por este epitélio e a inserção conjuntiva. A cirurgia de aumento de coroa clínica é um procedimento muitas vezes necessário para permitir um preparo dentário pré-protético apropriado e ajustar os níveis gengivais no intuito de recuperar ou manter o espaço biológico. O desrespeito a estas distâncias em trabalhos restauradores pode acarretar alterações periodontais importantes, como retração gengival formação de bolsas e aumento do índice de sangramento gengival. Em relação ao espaço biológico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O espaço biológico, descrito classicamente por Gargiulo et al. (1961) e Tristão (1992), é a distância compreendida entre a porção mais coronária do epitélio juncional até a crista óssea alveolar, composta por este epitélio e a inserção conjuntiva com dimensões médias de 0,5 e 1,5 mm, respectivamente.
( ) Clinicamente o sulco gengival também é incluído com dimensão média de 0,69 mm que determina que a distância do preparo até a crista óssea seja de no mínimo 3 mm.
( ) O tempo de espera após a cirurgia para a realização do trabalho restaurador final pode ser bastante variado de acordo com cada situação clínica, com prazos variando de 45-60 dias até seis meses em áreas que a estética é importante, sendo que a formação completa da lâmina dura pode levar até um ano.
( ) Para a recuperação do espaço biológico de forma cirúrgica o retalho total deve ser sempre escolhido, e pode ser utilizado associado a correções ósseas como osteotomia e osteoplastia.
A sequência está correta em