As escadas são consideradas como as principais saídas de emergência de uma edificação com mais de um pavimento e também permitem que os bombeiros adentrem ao edifício para realizar o combate a um eventual incêndio. De acordo com as Normas de Segurança Contra Incêndios de Santa Catarina (NSCI – Decreto Estadual n. 4.909, de outubro de 1994), qual das alternativas abaixo é CORRETA?
Questão
2008
COPERVE (UFSC)
Arquiteto e Urbanista (UFSC)
escadas-sa6378c54f6d
A
A largura das escadas deve ser proporcional ao número de pessoas que transitar por elas e não pode ser inferior a 1,00 m (um metro) em edificações em geral (mínimo duas unidades de passagem) e nem a 2,10 m (dois metros e dez centímetros) em hospitais e assemelhados (mínimo quatro unidades de passagem).
B
As escadas são classificadas quanto ao tipo em: escada comum, escada protegida, escada enclausurada e escada à prova de fumaça. O tipo e o número de escadas necessárias dependem da classificação, da altura, do número de pavimentos e da área dos pavimentos da edificação.
C
As escadas são classificadas quanto ao tipo em: escada comum, escada protegida com antecâmara, escada à prova de fumaça pressurizada e, em casos especiais, escada com sprinkles (chuveiros automáticos). Todas as escadas devem ser construídas em concreto armado ou material equivalente que resista a, pelo menos, duas horas de fogo. Não são admitidos degraus em leque.
D
As escadas à prova de fumaça devem ser pressurizadas por compressores de ar, acionados automaticamente em caso de incêndio. Esta pressurização garantirá uma pressão interna maior que a externa e não permitirá que a fumaça entre no interior da caixa da escada.
E
O guarda-corpo com altura mínima de 1,10 m somente é exigido para escadas comuns ou para escadas que não possuam corrimão.