A epidemiologia é de extrema importância para os profissionais da saúde, pois envolve o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças em populações, e é esse estudo que irá orientar as ações de saúde, condizentes com o perfil epidemiológico da população. Compreender os princípios epidemiológicos ajuda os técnicos da área de saúde a monitorar a propagação de doenças, identificar fatores de risco e implementar medidas preventivas. Isso é crucial para prestar cuidados de saúde eficazes, tomar decisões informadas sobre medidas de controle de infecções e garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.

Essa importância da epidemiologia para a saúde fica evidente considerando o cenário epidemiológico da COVID-19. O ano de 2020 foi marcado pelo início da epidemia no Brasil. Entre março e dezembro daquele ano, 7.675.973 casos e 194.949 óbitos foram registrados – a população brasileira era de 210.147.125, de acordo com dados do Governo Federal. Naquela época, ainda não se tinham muitas informações concretas sobre a cadeia epidemiológica da COVID-19.
Atualmente, a situação epidemiológica do COVID-19 ainda merece atenção, repercutindo nos serviços de saúde. Até agosto de 2023, o Brasil acumula 37.750.389 casos confirmados e 705.054 óbitos conforme dados do Ministério da Saúde. A média da letalidade da doença é de 1,9%.
O gráfico a seguir ilustra essas informações:
Casos novos de COVID-19 por Semana Epidemiológica de notificação

Semana epdemiológica
Considerando a importância da epidemiologia nos cuidados de saúde e o panorama apresentado sobre o COVID-19, planeje, em até 20 linhas, uma atividade didática para sua turma do ensino médio técnico na área da saúde. Não se esqueça das informações essenciais que um plano de aula deve apresentar e descreva a metodologia ativa que será utilizada como forma de garantir uma aula bem estruturada e eficaz em seus objetivos.