A doença do soro (DS) é definida como uma reação de hipersensibilidade mediada por imunocomplexos, com subsequente ativação de complementos . Mais detalhadamente, esta patologia é causada quando ocorre a ligação de um antígeno que pode, por exemplo, estar no soro heterólogo, ou certa droga, a um anticorpo.
Sobre a doença do soro, analise os itens:
I. São alguns dos sintomas da doença do soro: vermelhidão e coceira na parte lateral dos dedos, mãos e pés, bolinhas na pele, febre, mal-estar geral, dor nas articulações.
II. O tratamento para a doença do soro deve ser orientada por um infeciologista e inclui deixar de tomar o medicamento que causou a reação alérgica e tomar outros remédios como: Antialérgicos como Antilerg para aliviar os sinais de alergia, Algésicos como Paracetamol para a dor articular e Aplicação de esteroides tópicos para tratar as alterações na pele .
III. A doença do soro pode ser causada por diversos remédios como antibióticos, antidepressivos ou antifúngicos, por exemplo. Alguns medicamentos que podem levar a esta doença, dentre eles: penicilina, minociclina, propranolol, Estreptoquinase e Fluoxetina .
IV. O diagnóstico é alcançado através de exames laboratoriais, no qual o hemograma pode evidenciar diversas alterações, como: leucocitose, leucopenia, eosinofilia ou trombocitopenia leve. A velocidade de hemossedimentação encontra-se aumentado, bem como os níveis proteína e-reativa e gamaglobulina .
V. Uma vez que se trata de uma doença auto-limitada, o tratamento deve ser conservador. Alguns fármacos, como a aspmna, podem amenizar as dores articulares; o uso de anti-histarnínicos e esteróides tópicos auxilia no controle da dermatite; já a terapia com corticosteróide sistémico se faz necessária em casos de reação severa, principalmente em casos de glomerulonefrite.
Estão CORRETAS: