Os dispositivos interoclusais constituem aparelhos intrabucais removíveis que recobrem as superfícies incisais e oclusais dos dentes. Podem ser confeccionados na maxila ou mandíbula, criando contatos oclusais estáveis com os dentes antagonistas, permitindo movimentos excursivos, livres de interferências e com um melhor relacionamento do côndilo mandibular e disco articular. O emprego dos dispositivos interoclusais é um recurso de grande valia no controle das disfunções temporomandibulares.
(Fonte: CONTI, Paulo. Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais. 2021).
Baseado nos conhecimentos sobre dispositivos interoclusais, avalie as afirmativas abaixo:
I. Os dispositivos interoclusais promovem completo relaxamento da musculatura massetérica e temporal. Dessa forma, recebem o nome de placa miorrelaxante.
II. Os dispositivos interoclusais são indicados em situações de dores musculares e articulares e no controle do desgaste dentário provenientes do bruxismo do sono e da vigília.
III. Os dispositivos interoclusais são indicados para proteger restaurações, facetas e próteses, em situações em que o paciente apresenta bruxismo do sono.
IV. O dispositivo interoclusal deve ser rígido, com cobertura oclusal total e lisa, promover contatos simultâneos de todos os dentes posteriores, conter guias de desoclusão lateral pelos caninos e conter guia anterior pelos dentes anteriores.
V. O dispositivo intraoral de avanço mandibular tem sua indicação clássica nos quadros leves e moderados da apneia obstrutiva do sono, na presença ou na ausência do bruxismo do sono.
VI. O sucesso da terapia com os dispositivos intraorais está relacionado ao entendimento de que essa terapia faz parte de uma abordagem multifatorial, associada a diversas outras abordagens invasivas.
Em relação aos dispositivos interoclusais, está CORRETO apenas o que se afirma em: