“Nos dias atuais, em que as sociedades estão centradas cada vez mais na escrita, saber codificar e decodificar, por meio do código linguístico, isto é, ser alfabetizado, tem-se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada às exigências do mundo contemporâneo. É necessário ir além da simples apropriação do código escrito; é preciso exercer as práticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade. Assim, o conceito que ganha espaço e nova dimensão no mundo da escrita é o de letramento.”
Correlacione este texto às afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) É necessário entender a alfabetização como o processo pelo qual se vai dominar a linguagem escrita. A alfabetização é um processo que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito e aprenda a ler e escrever. Para tanto, é fundamental conhecer os pressupostos teóricos que sustentam essa prática.
( ) O processo de aquisição da escrita, que demanda interações específicas, acontece, normalmente, por meio da escolarização indispensável e fundamental a todo cidadão. Já o processo de letramento se efetiva ao longo da vida das pessoas, com a crescente participação nas práticas sociais, nas quais circulam diferentes gêneros discursivos.
( ) Podemos encontrar sujeitos escolarizados que aprenderam técnicas de decifração do código escrito e que leem palavras e até mesmo textos; entretanto, não são capazes de utilizar a língua escrita em situações sociais que exigem habilidades mais complexas. São sujeitos alfabetizados, mas não letrados.
( ) No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser uma atividade real e significativa, na qual as crianças interagem com diferentes conhecimentos e manifestações linguísticas. A interação com as mais diversas produções gráficas utilizadas no meio cultural, na sala de aula, constitui o conteúdo do ensino.
( ) Entender a alfabetização como uma atividade interdiscursiva e de interação, implica refletir como o fazer pedagógico possibilita às crianças o dizer e o escrever sobre o que pensam, o que desejam, o que sonham, o que falam e como falam. Pressupõe ações compartilhadas no cotidiano da sala de aula, priorizando a mediação com o outro pela palavra. É o domínio dessas capacidades e seu uso efetivo em práticas sociais que caracterizam a alfabetização como prática que conduz ao letramento.
Assinale a sequência correta: