A dentina é um tecido mineralizado de natureza conjuntiva e constitui a maior parte da estrutura do dente, sendo recoberta pelo esmalte na porção coronária, e pelo cemento na porção radicular. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Devido à formação da dentina que ocorre de forma centrífuga (de fora para dentro), a densidade de túbulos e o diâmetro dos mesmos aumentam em direção à polpa. Assim, a dentina mais próxima à polpa é mais permeável (maior densidade de túbulos e maior diâmetro) do que a dentina mais próxima ao esmalte.
II. Há três tipos de dentina: primária (depositada durante a formação do dente até o fechamento da raiz); secundária, também chamada de reacional e depositada ao decorrer da vida e terciária chamada de reparadora, em que células indiferenciadas transformam-se em novos odontoblastos.
III. A dentina opaca, de natureza patológica, é também chamada de tratus mortus, ocorre devido à retração do prolongamento odontoblástico, deixando o túbulo dentinário vazio.
IV. A classificação da dentina quanto à sua localização pode ser: dentina do manto, circumpulpar, peritubular e intertubular.
Assinale opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).