As definições acerca de Patrimônio Cultural já diferem bastante entre a global e a nacional. Embora existam essas diferenças de nomenclaturas, é quase certa a distinção entre Patrimônio Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial.
Em 1972 aconteceu em Paris, França, a “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”. Este evento definiu o que seria o Patrimônio Cultural Material:
“ARTIGO 1.º
Para fins da presente Convenção serão considerados como patrimônio cultural:
“Os monumentos – Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Os conjuntos – Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude da sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Os locais de interesse – Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.”*
*Retirado de https://www.todamateria.com.br/cultura-material-e-imaterial/
Já em outubro de 2003, também em Paris, ocorreu a “Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”. Nela, definiu-se o seguinte:
“Entende-se por “património cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, grupos e, eventualmente, indivíduos reconhecem como fazendo parte do seu património cultural. Este património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio envolvente, da sua interacção com a natureza e da sua história, e confere-lhes um sentido de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.” (Artigo 2.º: Definições).
** Retirado de https://www.todamateria.com.br/cultura-material-e-imaterial/
De acordo com as definições, traduzidas das convenções acima, qual das alternativas apresenta apenas exemplos de Patrimônios Culturais Materiais: