“O currículo reflete intenções (objetivos) e ações (conhecimentos, procedimentos, valores, formas de gestão, avaliação etc.), tornadas realidades pelo trabalho dos professores e sob determinadas condições providas pela organização escolar, tendo em vista a melhor qualidade do processo de ensino e aprendizagem. ” (Libâneo, apud Carvalho e Diogo, 1994.)
Considerando algumas concepções de organização curricular que expressam formas de concretização das intenções pedagógicas, relacione ‐ as com as características citadas a seguir .
1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional Tecnológico (tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou progressivista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sócio ‐ Crítico (ou histórico ‐ social).
( ) O professor assume a posição de facilitador deste processo assegurando a integração do aluno com os objetos de aprendizagem. A ideia central está em prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento através da participação ativa do sujeito.
( ) A finalidade deste currículo é criar autonomia de pensamento, destacando a importância da responsabilidade social, buscar sempre o interesse do coletivo, compreender a realidade e transformá ‐ la. A educação cumpre o seu papel de transmitir a cultura, mas, concomitantemente, ajuda o aluno no desenvolvimento de suas próprias capacidades de aprender e na sua inserção crítica e participativa na sociedade em função da formação cidadã e a busca pela transformação social.
( ) O professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações. O professor é apenas um elo entre a verdade científica, e ao aluno, cabe empregar o sistema instrucional previsto. O aluno é um indivíduo responsivo, não participa da elaboração do programa educacional. Ambos são espectadores frente à verdade objetiva.
( ) O maior comprometimento da escola é a formação intelectual e moral de seus alunos. Os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e são transmitidos como verdades absolutas. Essa transmissão acontece de forma oral e predomina a metodologia da repetição e memorização de características fortes de um ensino livresco e enciclopédico. O aluno é visto como um sujeito passivo e domesticado, armazenador de informações. O professor é o detentor do saber e a autoridade máxima deste ambiente.
( ) O professor assume a posição de facilitador da aprendizagem, os conteúdos vêm da experiência dos alunos. Não há posição de destaque, busca ‐ se a solidariedade e a vivência democrática, tal qual deva ser a vida em sociedade. Este modelo curricular compreende a educação como um processo interno de desenvolvimento, de contínua adequação ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas, mas como conceitos experimentados e construídos.
A sequência está correta em