As crises hipertensivas ocorrem quando existe risco de desenvolvimento de alguma complicação clínica associada ao aumento abrupto da pressão arterial e são classificadas como sendo um quadro de emergência ou urgência. Em relação às crises hipertensivas, é INCORRETO o que se afirma em:
Questão
2023
PROGEP
Universidade Federal do Espírito Santo
Técnico em Enfermagem (UFES)
crises-hipertensivas40bdf39330
ANULADA
A
Na emergência hipertensiva, ocorre lesão aguda de órgãos-alvo e há risco iminente de morte, havendo necessidade de redução imediata da pressão arterial.
B
Nas emergências hipertensivas, o tratamento deve ser realizado preferencialmente com agentes anti-hipertensivos parenterais em Unidades de Urgência.
C
Na urgência hipertensiva, o paciente apresenta condição clínica estável, podendo ser avaliado e encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde, desde que esta possua as devidas condições de equipamentos e de pessoal para o atendimento.
D
Nos casos de urgência hipertensiva, o controle pressórico deve ser realizado com medicações sublinguais, como o Captopril ou Nifedipino, ou parenterais.
E
Nas crises hipertensivas que não cedem à medicação via oral, uma medicação utilizada é o Nipride, administrado por via endovenosa.